Ler mais26 de Novembro de 2015

Servir Salvando, 28 de Novembro 2015, cancelamento

Face ao muito reduzido numero de inscrições, foi decidido adiar a actividade para outra data a agendar.

 

O Departamento Regional de Proteção Civil da Junta Regional de Coimbra vai realizar uma atividade denominada "SERVIR SALVANDO", IIº Encontro Regional de Proteção Civil, no dia 28 de Novembro, na praça junto à Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

Ler mais26 de Fevereiro de 2015

Dia Mundial da Proteção Civil, 1 de Março

Todos os anos se assinala a 1 de Março o Dia da Protecção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.


Este ano, o tema central das comemorações é a "Cultura de Prevenção para uma Sociedade mais Segura".
A escolha do tema visa recordar-nos o papel estruturante que a abordagem centrada na cultura de prevenção tem na edificação de sociedades humanas mais seguras e preparadas para enfrentar os perigos de sempre, mas também os novos que resultam quer da acção do homem sobre o ecossistema global quer do progresso da ciência e tecnologia.
Qualquer nação ou sistema por mais bem estruturado, organizado, equipado e treinado que esteja em termos da sua componente assistencial de socorro e protecção à população defrontar-se-á sempre com dificuldades e desafios acrescidos para responder aos efeitos negativos provocados pelos acidentes graves e catástrofes dos dias de hoje.
Só a ênfase na vertente preventiva constitui factor diferenciador de longo prazo capaz de promover resultados positivos em termos da redução dos riscos e das vulnerabilidades a que estão sujeitas as sociedades modernas.
Por isso, propomos aos Agrupamentos da nossa Região que, nas actividades dos dias 28 de Fevereiro e 01 de Março assinalem especialmente esta data com pequenas actividades alusivas ao tema, por exemplo uma pequena palestra acerca dos riscos inerentes à actividade escutista, também realizando um pequeno exercício de evacuação da sede, juntando-se todos no ponto de encontro, procedendo à contagem dos elementos, fazendo um briefing no fim, com apreciação dos tempos de evacuação e quais os problemas encontrados, ou ainda outras actividades alusivas à temática que se lembrem.
O Departamento Regional de Protecção Civil e Segurança da Junta Regional de Coimbra

Ler mais25 de Fevereiro de 2015

Comunicação de Actividades Escutistas na Serra da Estrela

Com as actuais condições climatéricas propícias à prática de actividades de inverno/neve e com a aproximação do período das Férias de Páscoa, época em que alguns Agrupamentos efectuam actividades escutistas na zona da Serra da Estrela, o Departamento Regional de Protecção Civil e Segurança vem relembrar que para a realização destas actividades, os Agrupamentos têm que, obrigatoriamente, por indicação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, fazer chegar aos serviços regionais, o impresso de comunicação de actividades escutistas na Serra da Estrela, com informação detalhada acerca da actividade a desenvolver.

Chamamos a especial atenção de que, nesta informação, terá de constar o tipo de actividade, data de início e fim, horários, número de escuteiros envolvidos e contacto do dirigente responsável pela actividade no terreno, para deste modo podermos informar os respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro.
Esta norma imposta pela ANPC, permitirá seguramente uma resposta mais eficaz às eventuais ocorrências que possam surguir.

Ler mais05 de Novembro de 2014

SERVIR SALVANDO

O Departamento Regional de Protecção Civil da Junta Regional de Coimbra vai realizar uma atividade denominada "SERVIR SALVANDO", no dia 30 de Novembro de 2014 junto à Nave de Exposições da Lousã.

Anexamos o respectivo oficio, ficha de inscrição e cartaz da atividade.

Ler mais01 de Outubro de 2014

Semana Nacional da Proteção Civil e Segurança

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção, através do seu Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança, em colaboração com a Região da Guarda, vai levar a cabo nos dias 18 e 19 de outubro a Semana Nacional da Proteção Civil e Segurança.

Esta atividade tem como objetivos:
- Sensibilizar e divulgar conceitos e linhas orientadoras para a segurança em atividades;
- Incrementar o conhecimento das diversas entidades do Sistema Nacional de Proteção Civil, o seu papel e a relação com o CNE.

Durante o fim-de-semana os escuteiros poderão participar em diversas oficinas, jogos e atividades que estarão em funcionamento, escolhendo as da sua preferência.
Durante o fim-de-semana os escuteiros poderão participar em diversas oficinas, jogos e atividades que estarão em funcionamento, escolhendo as de sua preferencia. Programa as tuas atividades de forma a poderes participar. Brevemente será divulgado o programa da atividade e a respetiva ficha de inscrição.

<Setembro 2017>
SegTerQuaQuiSexSábDom
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Não há eventos em Setembro de 2017