FAQs

Consulta aqui as perguntas que mais recebemos e que pode ser também uma das tuas…

  1. O que é um sonho?
    Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sonho é o “Conjunto de ideias e de imagens que se apresentam ao espírito durante o sono.” Mas, na IV secção, até acordado se sonha! E sonhamos com atividades, viagens, projetos malucos, oportunidades de servir o próximo, razões para continuar a nossa caminhada e muito, muito mais!!!

    "sonho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sonho [consultado em 13-08-2018].

  2. Qual é o objetivo do “Albergue de Sonhos” e porque é que devo partilhar o sonho da minha tribo?
    O projeto “Albergue de Sonhos” nasceu em resposta à heterogeneidade que existe a nível nacional na quarta secção: temos caminheiros/companheiros que nunca escreveram um PPV, clãs/comunidades sem Carta de Clã, escuteiros que não sonham porque não conhecem. Assim, com este projeto, convidamos todos a partilhar um pouco dos seus sonhos para nos irmos iluminando uns aos outros e crescermos em conjunto elevando a todo um outro nível a IV secção do CNE. Mas, no Albergue dos Sonhos, os caminheiros e companheiros vão mais além: têm sempre opção de “Sonhar", “Apoiar" sonhos de outras tribos ou “Realizar" os sonhos a que se propoem, ou as três, limitados apenas pela sua vontade própria.

  3. Como posso gerir a constituição de uma tribo no Albergue de Sonhos?
    A tua tribo deve ser constituída por 3 a 8 caminheiros e/ou companheiros, sendo que podem ser todos do teu agrupamento ou não. - Os membros da tribo podem ser alterados na parte de gestão de Tribo da Web App. (Clicar nos 3 tracinhos do canto superior direito, de seguida em "A minha tribo" e depois no menu "Membros")

  4. Como funciona o Jogo?
    O Jogo rege-se pela partilha de ideias e sonhos, pelo seu apoio e pela sua realização plena por tribos que ousem aceitar o desafio:

  5. Para que servem os bitCENTs?
    O bitCENT é a moeda oficial do Albergue dos Sonhos. O seu nome, nasceu da junção de BIT (dígito binário, termo que expressa menor unidade de informação no contexto informático) e CENT (abreviatura de Centenário).

    Aquando da inscrição da tua tribo/companha, receberás 1000 BITCENTS. - É teu trabalho como caminheiro/companheiro gerir esta quantia e multiplicá-la as vezes que conseguires! O gráfico que deixamos a seguir pretende, de uma forma simplificada, explicar-te como podes ganhar, ou perder bitCENTs.

  6. Já entendi o que é sonhar… Mas, como posso apoiar um sonho?
    Basta abrires o sonho, verificares se esse sonho é interessante e tem potencial. Depois, em conjunto com a tua tribo, decide quantos bitCENTs queres investir para tornar esse sonho acessível à realização por outras tribos.
    Por exemplo, imagina que já fazes o PPV e achas que é uma mais valia. Ao apoiares um sonho que consista em “Elaborar o PPV”, estás a fazer com que tribos que ainda não tenham o PPV instituído nos seus clãs, tenham a oportunidade de o Realizar.
    Lembra-te que, quem apoia os sonhos também ganha na sua realização. - Ver pergunta 5

  7. É possível ficar sem bitCENTs?
    É, sim. Mas devem tentar que o vosso saldo nunca seja 0. - Se virem que o Saldo da vossa tribo é demasiado baixo devem escolher ações com baixo investimento. Por exemplo, Criar ou Realizar sonhos. Caso o saldo chegue mesmo ao 0, por algum motivo, devem enviar um email para o “apoio ao caminheiro” para que possamos avaliar o vosso problema e ajudar na sua realização.