Logos

Ficheiro
100.pdf Download
100 - cópia.pdf Download
100anos_logo oficial.ai Download
100anos_logo oficial_versao 2.ai Download
100anos_versao principal.png Download
100anos_versao secundaria.png Download
100anos_versao complementar_2.png Download
rodapes 100 anos.pdf Download

Fotos

Media

Notícias

Não foram encontrados resultados.

Regulamento

Consulta aqui, em breve, o regulamento desta App.

Manual

Índice

  1. 100 Anos - Albergue de Sonhos
  2. Registo
  3. A aplicação web
  4. Trajeto na app
  5. O lixo
  6. bitCENTs
  7. O Albergue + Próximo

100 Anos - Albergue de Sonhos

Estamos cá para sonhar!

Há 100 anos, surgiu algo que nos faz acreditar que o sonho de alguém pode fazer a diferença no que toca a tornar este mundo um pouco melhor. Algo, sem igual, que nos faz olhar para os outros com “olhos de ver” e que se traduz numa atitude de serviço permanente. Algo que nos faz crer que a chama que brilha no peito de cada um de nós, tem o poder de iluminar o caminho de quem nos rodeia.

Esse “Algo” é Ser Caminheiro/Companheiro!
Para celebrar esta data especial, a Equipa Nacional de Caminheiros e Companheiros (ENCC), criou um novo desafio para ti: o “Albergue de Sonhos” que é uma aplicação Web que vai acompanhar os membros da IV Secção até ao Rover 2019 e que consiste no formato ideal para a partilha de sonhos, projetos e muita, muita vontade de os realizar.

Com este mote, convidamos os caminheiros/companheiros a entrar nesta jornada, registando a sua tribo/companha nesta plataforma. Depois, o que se segue é uma cascata de partilha de “Sonhos”, que não queremos que fiquem só por aí, mas que se tornem reais!

Assim que estiveres dentro do Albergue, és convidado a fazer parte de três fases distintas:

*SONHAR” , onde podes idealizar um projeto, em conjunto com a tua tribo/companha, e formular o(s) vosso(s) sonho(s);

*APOIAR” , onde podes apadrinhar/auxiliar os sonhos partilhados pelas outras tribos/companhas;

*REALIZAR” , onde encontras desafios à tua medida, realizando os sonhos de alguém.

Desta forma, todo o jogo será à volta do “investir nos sonhos certos” e “recolher a recompensa” com a sua realização. Para tal, cada tribo/companha terá uma conta virtual com algumas moedas especiais, os “BitCents” (junção de BIT - dígito binário e CENT - de Centenário).

Dito isto, o sucesso do albergue depende de todos os que ousem sonhar e partilhar os seus sonhos. Atreve-te e deixa de manter os sonhos na prateleira! Está na hora de lhes dares asas para que se possam realizar!

Se já estás curioso, lê as próximas páginas e vem fazer parte desta aventura!

“O mundo avança com a nossa vontade. (...)
Nós queremos realizar esse sonho!
Será um tempo Novo!”

Vem conhecer o Albergue de Sonhos!
escutismo.pt/appcne

Registo

Estás pronto para te tornares num verdadeiro realizador de sonhos?

Então, segue os seguintes passos para entrares no Albergue dos Sonhos:

1) Convence os teus amigos a entrarem nesta aventura contigo e cria a tua “Tribo de sonho”, constituída por 3 a 8 caminheiros e/ou companheiros do teu agrupamento ou não. (As tribos podem ser inter-agrupamentos, desde que os vossos chefes de clã/comunidade estejam a par da situação.)

2) Definam um responsável pela tribo. Entrem no site https://escutismo.pt/appcne, cliquem em “Registar” e insiram o NIF (Número de Identificação Fiscal) do responsável. De seguida, selecionem “Continuar” e depois, é só completar a informação pedida:

3) Para adicionar elementos à tribo, vai ao menu (canto superior esquerdo) e selecciona “A minha tribo” no separador “Membros” introduz o NIF respectivo, o que enviará um email para o endereço que está no SIIE com um link de confirmação.

4) Os dirigentes também se podem inscrever, mas não com as tribos, ficando alocados à equipa de animação do clã. Esta equipa pode criar sonhos e ver tudo o que acontece, mas não pode apoiar nem realizar sonhos e não é considerada no ranking do jogo.

Notas importantes:
Apenas os elementos inscritos terão direito a todos os prémios que a sua tribo conquiste.
É possível eliminar ou substituir elementos já inscritos na tua tribo, no separador “Membros” do menu “A minha Tribo”.
Os dirigentes ficam automaticamente alocados à equipa de animação.

A aplicação web

Como já leste anteriormente, o jogo do Albergue dos Sonhos é composto por três fases:

*SONHAR dedicada à formulação e idealização dos projetos “sonhos” de tribo/companha;

*APOIAR caracterizada por reunir todos os sonhos recém-criados à espera de apoio;

*REALIZAR onde se encontram todos os sonhos apoiados prontos a ser realizados.

1) Sonhar

Esta é a primeira janela da aplicação, a alavanca do ciclo sem fim que se vai gerar - a criação do(s) sonho(s) da tua Tribo.

Para criares o teu sonho terás de preencher os seguintes campos:







NOTA:
Ao submeter o sonho, será descontado 10% do valor que fixaste para o teu sonho, como uma quota de responsabilização.
*As tribos sonhadoras ganham pontos tanto com o apoio como com a realização do seu sonho.
Não podes apoiar nem realizar um sonho criado pela tua tribo.

2) Apoiar

Esta opção é para aqueles que gostam de acreditar que é possível! Assim quando apoias um sonho outros poderão realizá-lo.

Nesta janela podes ver quais os sonhos dos caminheiros/companheiros de Portugal. Aqui encontram-se os sonhos criados pelas tribos/ companhas inscritas no Albergue para que outros os apoiem, dando-lhes asas para voar.

Do catálogo de sonhos apresentado, escolham os vossos preferidos e apoiem-nos dentro das vossas possibilidades, oferecendo a quantia em bitCENTs que achem possível.

Quando um sonho é realizado (ver secção seguinte) as tribos/companhas que o apoiaram recebem o dobro dos bitCENTs que decidiram aplicar.

Um sonho pode ser realizado mais do que uma vez isto é, por diferentes tribos/companhas, sendo que receberás uma percentagem do apoio sempre que o sonho for realizado.

Desta forma, cada vez que apoias um sonho de alguém, cabe-te também a ti motivar outros para que o realizem, ganhando com isso.



NOTA:
Não podes apoiar um sonho criado pela tua tribo, nem realizar um sonho que apoiaste

3) REALIZAR

Chegou a hora de serem verdadeiros “Realizadores de Sonhos”!

Nesta janela, encontra-se os sonhos que foram 100% apoiados até ao momento, prontos a serem realizados.

É importante saberem que para se tornarem “Realizadores de Sonhos” têm de passar por duas fases:

3.1) ESCOLHA: O momento em que escolhem um sonho à vossa medida e assumem o compromisso de o realizar. Para “selar” este acordo, ser-vos-á retirado 10% do valor atribuído ao sonho pela tribo/companha que o criou. A partir deste momento, têm o prazo que ele define para o concretizarem e submeterem!

3.2) SUBMISSÃO: O momento em que submetem a sua realização, preenchendo o formulário de validação, que não é mais do que uma resposta ao lançamento do Sonho. Depois deste passo é entregue o prémio do valor do sonho.

Mas apressa-te na escolha e concretização dos sonhos que decides realizar pois os primeiros recebem o valor do sonho a MULTIPLICAR!



NOTA:
Não podes realizar um sonho criado ou apoiado pela tua tribo.

Trajeto na app



O lixo

Os sonhos que compõem o albergue dos sonhos são o reflexo daquilo que os caminheiros propõem para a tribo, clã, agrupamento ou comunidade melhor. Por isso, deves ser responsável e consciente em cada sonho que submetes, mas também na forma como vais vivê-los.

Todos os projetos são válidos até análise em contrário.

A 100’Team tem a liberdade de impedir o acesso a sonhos que de algum modo tenham algum princípio que vá contra a base de todo o projeto. Caso isso aconteça a tribo/companha associada ao sonho será notificada e o seu sonho será descartado. Os sonhos “abandonados”, isto é que não sejam apoiados durante demasiado tempo, podem também ser excluídos por motivos meramente logísticos. Nesse caso, as equipas envolvidas nesse sonho, serão notificadas.

bitCENTs

O bitCENT é a moeda oficial do Albergue de Sonhos.

O seu nome, nasceu da junção de BIT (dígito binário - termo que expressa menor unidade de informação no contexto informático) e CENT (abreviatura de Centenário).

Aquando do registo no Albergue de Sonhos, cada tribo/companha recebe 1000 bitCENTs. É teu dever como caminheiro/companheiro gerir esta quantia e multiplicá-la as vezes que conseguires !

O gráfico seguinte pretende, de uma forma simplificada, explicar como podes ganhar ou perder bitCENTs.



O Albergue + Próximo

A implementação e sucesso de qualquer projeto está implicitamente ligado à sua divulgação e à passagem de forma clara da sua mensagem. Para o que contamos também com a tua ajuda.

- 100’Team
Para dar suporte, esclarecer dúvidas e gerir os contributos o Albergue de Sonhos conta com uma equipa especialmente criada para o efeito: A 100’Team, composta por caminheiros de locais diversos. É esta equipa que var receber os “reports” ou sugestões que enviares, dando-lhes o seguimento mais adequado.

- Facilitadores
No entanto, para que exista um apoio ainda mais próximo, estamos a designar em cada região/ núcleo um facilitador do projeto.
O Facilitador assume um papel de embaixador na sua Região/Núcleo e é a ele que os caminheiros e dirigentes devem recorrer preferencialmente para esclarecer as suas dúvidas quanto a este jogo: antes, durante e depois do projeto, sendo que, as questões mais complexas, serão encaminhadas para a 100’Team.

A lista e os contactos dos facilitadores irão sendo divulgados oportunamente nas plataformas habituais.

FAQs

Consulta aqui as perguntas que mais recebemos e que pode ser também uma das tuas…

  1. O que é um sonho?
  2. Qual é o objetivo do “Albergue de Sonhos” e porque é que devo partilhar o sonho da minha tribo?
  3. Como posso gerir a constituição de uma tribo no Albergue de Sonhos?
  4. Como funciona o Jogo?
  5. Para que servem os bitCENTs?
  6. Já entendi o que é sonhar… Mas, como posso apoiar um sonho?
  7. É possível ficar sem bitCENTs?
  1. O que é um sonho?
    Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sonho é o “Conjunto de ideias e de imagens que se apresentam ao espírito durante o sono.”

    Mas, na IV secção, até acordado se sonha!E sonhamos com atividades, viagens, projetos malucos, oportunidades de servir o próximo, razões para continuar a nossa caminhada e muito, muito mais!!!

    "sonho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sonho [consultado em 13-08-2018].

  2. Qual é o objetivo do “Albergue de Sonhos” e porque é que devo partilhar o sonho da minha tribo?
    O projeto “Albergue de Sonhos” nasceu em resposta à heterogeneidade que existe a nível nacional na quarta secção: temos caminheiros/ companheiros que nunca escreveram um PPV, clãs/ comunidades sem Carta de Clã, escuteiros que não sonham porque não conhecem. Assim, com este projeto, convidamos todos a partilhar um pouco dos seus sonhos para nos irmos iluminando uns aos outros e crescermos em conjunto elevando a todo um outro nível a IV secção do CNE. Mas, no Albergue dos Sonhos, os caminheiros e companheiros vão mais além: têm sempre opção de “Sonhar”, “Apoiar” sonhos de outras tribos ou “Realizar” os sonhos a que se propõem, ou as três, limitados apenas pela sua vontade própria.

  3. Como posso gerir a constituição de uma tribo no Albergue de Sonhos?
    A tua tribo deve ser constituída por 3 a 8 caminheiros e/ou companheiros, sendo que podem ser todos do teu agrupamento ou não. - Os membros da tribo podem ser alterados na parte de gestão de Tribo da Web App.

    (Clicar nos 3 tracinhos do canto superior esquerdo, de seguida em “A minha tribo” e depois no menu “Membros”)

  4. Como funciona o Jogo?
    O Jogo rege-se pela partilha de ideias e sonhos, pelo seu apoio e pela sua realização plena por tribos que ousem aceitar o desafio: (Ver fig. 1)

  5. Para que servem os bitCENTs?
    O bitCENT é a moeda oficial do Albergue de Sonhos. O seu nome, nasceu da junção de BIT (dígito binário, termo que expressa menor unidade de informação no contexto informático) e CENT (abreviatura de Centenário).

    Aquando da inscrição da tua tribo/companha, receberás 1000 bitCENTs. - É teu dever como caminheiro/companheiro gerir esta quantia e multiplicá-la as vezes que conseguires!

    O gráfico seguinte pretende, de uma forma simplificada, explicar-te como podes ganhar, ou perder bitCENTs. (Ver fig. 2)

  6. Já entendi o que é sonhar… Mas, como posso apoiar um sonho?
    Basta abrires o sonho, verificares se esse sonho é interessante e tem potencial. Depois, em conjunto com a tua tribo, decide quantos BitCENTs queres investir para tornar esse sonho acessível à realização por outras tribos. Por exemplo, imagina que já fazes o PPV e achas que é uma mais valia. Ao apoiares um sonho que consista em “Elaborar o PPV”, estás a fazer com que tribos que ainda não tenham o PPV instituído nos seus clãs, encontrem mais um motivo para o Realizar.

    Lembra-te que, quem apoia os sonhos também ganha com a sua realização. (Ver pergunta 5)

  7. É possível ficar sem bitCENTs?
    É, sim. Mas devem tentar que o vosso saldo nunca seja zero. Se virem que o Saldo da vossa tribo é demasiado baixo devem escolher ações com baixo investimento. Por exemplo, Criar ou Realizar sonhos. Caso o saldo chegue mesmo a zero, por algum motivo, devem enviar um email para a 100’Team. para que possamos avaliar o vosso problema e ajudar na sua resolução.